21 setembro, 2009

21 de Setembro - Dia da Ávore

Jequitibá-Rosa - Sta Rita do Passa Quatro.

Em 21 de setembro é comemorado, no Brasil, o dia da árvore.

A data foi escolhida, por ser próxima ao início da primavera - a estação em que as flores aparecem em maior quantidade.
Essenciais para a vida, as árvores não só embelezam o planeta, como mantêm a umidade do ar. Além disso, ajudam a diminuir a poluição, porque dissolvem o gás carbônico, durante a queima de combustível. Produzem oxigênio, mudam a direção dos ventos, firmam o solo das encostas e também as margens dos rios.
Através da madeira dos seus troncos ainda é possível colher matéria-prima para a fabricação de medicamentos.
No Brasil, a árvore mais antiga é um jequitibá de 3.020 anos, localizado em Santa Rita do Passa Quatro, em São Paulo. Sua copa possui 39 metros de diâmetro, onde vivem tucanos e macacos, entre outros animais.

QUEIMADAS PERIGOSAS

Infelizmente, a destruição das árvores é crescente: para cada dez árvores derrubadas só uma é plantada. A extração predatória é feita para a produção de papel e outros artigos. Entre as árvores em extinção, estão o pau-brasil, o mogno, o jacarandá da Bahia e o pinheiro brasileiro.
As queimadas também representam outro grande problema enfrentado pela natureza. Elas podem ser provocadas por falta de chuva (como aconteceu em diversos pontos do estado do Rio de Janeiro, este ano) ou pontas de cigarro jogadas em locais impróprios, como beiras de estradas. Mas, muitas vezes são provocadas para devastar florestas e ali instalar outras atividades, geralmente agropecuárias. As árvores, não só embelezam a paisagem, elas também ajudam a diminuir a poluição.




MULHERES E ÁRVORES
Árvore Sexy - Como as Mulheres.

As mulheres são como as árvores: elas fincam raízes no solo dos corações, têm paciência e capricho com o próprio crescimento e, ao abraçá-las, os espíritos recebem renovadas energias.
Elas amam e cuidam de seus frutos, mesmo sabendo que um dia o mundo os levará para longe. Outras, aquelas que não dão frutos, oferecem sua sombra àqueles que necessitam de descanso.
Quando açoitadas por fortes ventos da vida, elas emanam o perfume da força, trazendo calma por mais assustadora que seja a noite.
Seus corações voam alto o suficiente para escutarem mais de perto os recados do céu.Elas oxigenam as ruas das cidades, as avenidas, os acostamentos de estradas e as beiras de rios e até as matas.
Elas entendem o canto dos passarinhos e, mais do que ninguém, valorizam e protegem seus ninhos. Suportam melhor a solidão e as dificuldades da vida...
Elas nascem em maior número para que o verde da esperança jamais empalideça.
Todas mulheres são árvores... e que lindas florestas fazemos.

3 comentários:

  1. Bela postagem Chiara, pena que os chamados civilizados não respeitem a natureza cegos pelo poder econômico.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Com certeza...e por causa desses civilizados que não respeitam, que tudo na natureza está sendo destruído.

    ResponderExcluir
  3. Nossa, que lindo!!! Espero que não se importe, levei este post para meu blog com o devido reconhecimento. http://clafilhasdalua.blogspot.com
    Fiquei emocionada com a imagem e com suas palavras. Gratidão

    ResponderExcluir